Compartilhe
Talvez em algum momento da sua vida você já tenha usado a palavra abstinência para justificar a falta que você sente de algo. Você pode ter feito isso desconhecendo o verdadeiro significado dessa palavra.
Trata-se de um termo bastante usado quando o assunto é dependência química, pois é um dos sintomas de quem vive essa situação.
Mas, afinal, o que é isto? Quais seus reais sintomas? Continue lendo esse post e descobrirá!
O que é abstinência?
Abstinência é se privar de algo, parar de usar algo em prol de algum objetivo. Existem diferentes tipos de abstinência como:
- Abstinência sexual;
- Abstinência alimentar;
- Abstinência do uso de drogas;
Em decorrência do uso de drogas, surgem as crises com sintomas variados, as quais podem trazer sérios problemas ao dependente
Os sintomas de abstinência que surgem quando uma pessoa tenta parar de usar drogas acabam atrapalhando e até mesmo impedindo que o indivíduo consiga suspender o uso da substância sem que tenha suporte adequado para isso.
Sintomas
Esses sintomas surgem muito rápido e podem ficar cada vez mais intensos com o tempo, ou seja, quanto mais tempo durar, mais fortes serão os sintomas.
Alguns deles podem variar dependendo da droga, mas no geral são:
- Sofrimento mental;
- Insônia;
- Sofrimento físico;
- Hiperatividade;
- Tremores;
- Ansiedade;
- Alucinações visuais;
- Alucinações auditivas;
- Alucinações táteis;
- Tremores;
- Confusão mental;
- Problemas cognitivos;
- Apatia;
- Depressão;
- Irritabilidade;
Qual remédio ideal para tratar ?
A ibogaína é uma medicação utilizada para tratar a dependência química e tem revolucionado os tratamentos devido a sua grande eficácia.
Ela age no sistema nervoso central de diversas formas e atua também nos sintomas de fissura e abstinência, reduzindo seus efeitos mais graves e tirando a vontade de usar a droga.
Quando uma pessoa entra em estado de abstinência devido à suspensão do uso da droga, é muito importante que ela esteja sob cuidados médicos, para que não tenha recaídas ou use qualquer tipo de remédio para tentar se livrar dos efeitos.
O tratamento com ibogaína dura apenas cinco dias, tempo suficiente para o remédio fazer efeito e o paciente desfrutar dos benefícios que a substância vai lhe proporcionar, entre eles a rápida diminuição e controle nos sintomas de abstinência.
Se você já tomou a decisão correta de se tratar e se ver livre das drogas, procure a Clínica IBTA Saúde para conhecer mais sobre o tratamento e, se for o caso de começar um tratamento, saber quais serão os próximos passos a seguir.
Se você conhece alguém que precise de ajuda, converse com ele sobre o tratamento e o convide para visitar as instalações da Clínica IBTA Saúde e conversar com um de nossos especialistas. Isso com certeza o ajudará a tomar uma decisão.
Fale com nosso consultor e tire todas suas dúvidas