Compartilhe
As clínicas de reabilitação para dependentes químicos em âmbito particular, passaram a ser um lucrativo universo de negócios fazendo a internação de seus pacientes,
girando importantes cifras, pois possuem ofertas que variam de acordo com o que está incluído, o tipo e intensidade do tratamento e o cenário socioeconômico onde estão inseridas.
Existem clínicas de atendimento para dependentes químicos que cobram médias entre 5 e 30 mil reais por um pacote completo que dura, em média, 90 dias, onde está praticamente tudo incluído.
Não são raros os casos onde 90 dias de internação avançam para patamares mais elevados, na ordem de 50, 70, 100, 150 mil reais, mas consideramos que estas opções já são bem mais complexas, para um grupo mais privilegiado da sociedade, do ponto de vista econômico.
O tempo de tratamento numa clínica de reabilitação para dependentes químicos (internação):
Não existe nenhuma opção viável e eficiente que envolva menos de 90 dias de tratamento, para qualquer que seja o nível de dependência ou o tipo de droga.
O tempo médio de eficiência costuma girar em torno de 180 dias, pois estamos falando da libertação da dependência de utilização da droga, e da reconstrução de personalidade e de integridade mental do indivíduo.
As fases enfrentadas ocupam todo o período de internação.
Em todos os casos, os primeiros 90 dias são de confinamento total e exclusivo.
O paciente não deixa as dependências da clínica (internação).
É neste período em que ocorre o enfrentamento da abstinência e compulsão, além do reequilíbrio psicológico.
Costuma ser esta, a etapa mais crítica e delicada de todo o processo.
Nos casos em que o tratamento se estende para além dos 90 dias,
afinal os procedimentos passam a ser voltados à reconstrução do indivíduo e aperfeiçoamento de suas técnicas e mecanismos de controle.
Nestas etapas mais alongadas, é permitida alguma interação externa ao paciente, que é liberado, de forma controlada,
perante realizar algumas experiências fora da clínica, como passar o dia em casa eventualmente, realizar algum passeio específico acompanhado de familiares ou responsáveis.
Contudo após os 6 meses, a média dos pacientes é liberada para o regresso à sua casa e à sua nova vida,
todavia a antiga precisa, necessariamente, ser afastada e enterrada no passado.
Os processos de psicoterapia costumam se estender além deste período, contudo em alguns casos, por muito tempo ainda.
Não são afastadas as possibilidades de novas internações eventuais, dependendo do progresso e desempenho de cada indivíduo.
Fale com nosso consultor e tire todas suas dúvidas